NOVIDADES

Orientações corretas no uso de medicamentos

16
JUN

Anvisa revela pontos de importância (Foto: Google)
O uso correto de medicamentos é uma das orientações mais importantes dadas pelo farmacêutico ou balconista ao cliente em uma farmácia. Para informar ainda melhor, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preparou alguns pontos que devem ser de conhecimento:

Nem todo remédio é um medicamento

Todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento. Existem tratamentos, produtos e cuidados que auxiliam no combate a doenças ou alívio de dor, mas que não são considerados medicamentos. Para que seja considerado um medicamento no Brasil, o produto precisa de registro na Anvisa.

Importância da embalagem

Antes do consumo de um medicamento, é importante que o paciente verifique como a embalagem está. Se o lacre estiver violado, não deve ser consumido. Tanto a caixa do produto quanto sua embalagem interna devem estar lacradas.

Medicamento não é bem de consumo comum

Medicamentos devem ser vistos como bens de saúde e não de consumo, como roupas e revistas. Devem ser tratados como instrumentos de promoção, recuperação e manutenção do bem-estar e, por tanto, não podem ser anunciados como produtos de livre mercado.



Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária